CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRIMEIROS
PASSOS
PROJETO IDENTIDADE:
TEMA: A CONSTRUÇÃO DO NOME NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
Professora: Elizangela Cristina Bernardes Contreras
Coordenadora Pedagógica: Mineia Vanessa Sangiovo
Gestora Escolar: Cleusete Aparecida Ulsenheimer
JUSTIFICATIVA:
A construção da
identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A
escola é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações,
ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A
auto-imagem também é construir a partir das relações estabelecidas nos grupos
em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as
particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades,
aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui a construção da
unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem
positiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional
para Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia
de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas a começar pelo nome.
Segundo todas as características físicas, de modo de agir, de pensar e da
história pessoal.
Propiciar atividades que possibilitem aos
alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que
possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em
casa, na escola, na comunidade e que acima de tudo são muito importante.
Segundo Emília Ferreira o nome próprio pode
ser considerado apenas como uma palavra a mais, mas também singular muito
diferente das outras palavras em muitos aspectos.
Por outro lado, a carga emocional vinculada
com esta escrita, não pode ser comparada com a carga emocional de outras
palavras mais neutras.
O nome próprio escrito ou a assinatura é
parte da pessoa, de sua identidade. Através da escrita do mesmo, o aluno
descobre algumas das funções da escrita em geral, como a de identificar
objetos, lugares, etc.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Por que trabalhar com o nome da criança? Ele
é apenas uma palavra? Que relação tem a
criança com seu nome?
ALUNOS
ATENDIDOS: Crianças de dois anos do Jardim II “A” do Centro de Educação Infantil
Primeiros Passos.
PERÍODO: Matutino
DURAÇÃO: 15 dias no decorrer do mês de outubro de
2011.
OBJETIVO GERAL:
Dar condições aos
alunos para aprender o seu nome próprio, através de uma prática que visa
contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de
ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos mental, afetivo-emocional
e sócio- cultural, buscando estar sempre condizendo com a realidade dos educandos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
§
Conhecer
a história de seu nome e seu significado;
§
Compreender
a história de seus colegas a partir de sua;
§
Conhecer
e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
§
Desenvolver
habilidades sociais;
§
Identificar
fontes históricas sobre sua vida;
§
Integrar
dados pessoais relacionados a sua pessoa;
§
Reconhecer
seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
§
Ampliar
gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
§
Desenvolver
e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
§
Interessar-se
pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras
artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em
contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
§
Desenvolver
á auto-estima;
§
Desenvolver
o auto conceito positivo através da afetividade;
§
Explorar
e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e
ampliar seu conhecimento do mundo.
§
Incentivar
a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo
sua identidade e autonomia.
§
Apreciar
o próprio nome e dos colegas;
§
Chamar os
colegas pelo nome;
§
Construir
uma relação afetiva com a escrita a partir do nome;
§
Distinguir
o próprio nome entre os nomes dos colegas;
§
Desenvolver
atividades lúdicas envolvendo os nomes dos colegas, através de músicas e jogos;
§
Identificar
as vogais no contexto;
§
Identificar
as letras que compõe o primeiro nome;
§
Nomear as
letras do nome;
§
Identificar
nomes iguais,
§
Escrever
o nome utilizando crachá;
§
Compreender
que as letras formam outras palavras além do próprio nome;
§
Realizar
atividades lúdicas que explorem o traçado das letras;
§
Compreender
a importância da leitura e da escrita.
Disciplinas Envolvidas
§
Linguagem
Oral e Escrita
§
Matemática
§
Artes
Visuais
§
Música e movimento.
DESENVOLVIMENTO:
Linguagem oral e linguagem escrita
. Mostrar o crachá, ler o nome e entregá-lo à
criança.
. Apresentar de forma lúdica, as fichas com
os nomes das crianças.
. Fixar um cartaz na sala com nomes das
crianças.
Natureza e sociedade
. Questionário
sobre a história do nome da criança.
. Pesquisar o significado do nome.
. Colocar as crianças diante de um espelho e
estimular a observação de suas características. Incentivá-las a perceber e a
identificar as semelhanças e as diferenças de cada um.
. Explorar as preferências das crianças
relacionadas aos alimentos, brinquedos, animais e brincadeiras.
Matemática
. Contagem dos alunos.
. Apresentar os numerais de 1à 5.
Associando-os às quantidades.
Música e movimento
. Brincar de
“Macaco disse”, para identificar as partes do corpo.
. Brincar de “Vamos passear no bosque?”,
trocar a palavra Lobo pelo nome da criança.
. Cantar músicas para trabalhar os números
(quantidade e idade).
Artes
. Fazer o contorno do corpo da criança no
papel Kraft, para que o grupo complete o desenho com as partes do corpo e o
professor escreve os nomes dos alunos.
. Fazer um autorretrato.
. Fazer contorno da mão das crianças.
. Pintar as mãos e os pés das crianças para
“carimbá-los” na folha e escrever o nome de cada um.
. Modelar: modelagem com massinha e
utilizando tesoura.
METODOLOGIA:
1ª Oficina: “retratando a imagem”
.Roda de
conversa: momento de apresentar o projeto para os alunos;
. Momento de
deixar os alunos argumentar sobre o mesmo;
. Contagem dos alunos;
. Atividade:
levar os alunos no estúdio fotográfico para tirar foto, a mesma é para
confeccionar um boneco com o nome das crianças.
. Modelagem:
modelar o nome de cada um com massinha.
2ª Oficina:
“Qual é seu nome”?
. Roda de
conversa para apresentar o projeto.
. Conversar
sobre a importância do nome.
.
Escrever o nome das mesmas no papel pardo.
. Ler e circular
a inicial do nome de cada um.
. Atividade
“Caixa de nomes”:
Preparar as fichas com o nome da professora,
da monitora e das crianças da turma com foto.
Os nomes devem ser escritos em fichas
brancas, coladas em papel colorido e padronizadas (tamanho, cor de caneta, foto
e tipo de letra). Devem ter alinhamento à esquerda para que possibilite o trabalho
com as noções de tamanho (nome) e quantidade (letras).
Colocar as fichas dentro de uma caixa
surpresa.
Como
trabalhar:
. Crianças
assentadas em roda;
. Retire de dentro da caixa surpresa uma
ficha com o nome de uma das crianças;
. Leia-o e peça às crianças que repitam;
. Coloque a ficha no centro da roda, para que
possa ser visualizado por todos. Depois cante a música “A canoa virou” (ANEXO 2)
com o nome sorteado;
. A criança cuja
ficha ( crachá) está no meio da roda deve pegá-la e afixá-la no
cartaz de prega.
. Repetir a música para cada nome.
Chamada diária:
. Colocar todos
os crachás com os nomes das crianças sobre a mesa do professor ou na rodinha.
. Em seguida, faça a chamada do nome de cada
criança.
. O dono do nome deve pegar a ficha e
mostrá-la aos colegas.
.Todos devem falar alto o nome do colega e,
depois, a criança entrega a mesma para o professor, que a colocará no cartaz de
prega.
. Atividade contorno da mão: montar um mural
com as mãos das crianças e o nome de cada um.
3ª Oficina: “
Meu nome ou somos todos crianças”.
. Conversa de conversa: conversar sobre o
tema e deixar os alunos argumentar sobre o mesmo.
. Apresentação das vogais utilizando a música
“Vogais” (anexo 2):
. Escrever o nome de cada criança na lousa;
. Circular as vogais que têm no nome de cada
um;
. Momento de questionar sobre o mesmo;
. Mostrar fotos de crianças negras, brancas,
japonesas, louras e etc.;
. Argumentar sobre a mistura de raças e
cultura de cada um:
- Você se parece com alguma das crianças da
cena?
- E seus colegas de turma?
- Quais são as semelhanças? E as
diferenças?
. História “O menino e o espelho”:
1º contar a história;
2º questionar sobre a mesma e deixar os
alunos argumentar suas opiniões e desejos;
3º Momento
de levar os alunos para se olhar no espelho:
- nessa atividade é importante destacar que
cada criança é única apesar de apresentar semelhanças com outras pessoas.
4º Atividade “Mural da Identidade”:
Material
.Papel craft (pardo)
. Cola
. Tesoura
- Papéis coloridos
- Canetinha ou lápis de cor.
Como fazer:
. No papel pardo, recorte um bonequinho. Para
ficar mais fácil, dobre o papel pardo como uma sanfona, risque o molde do
bonequinho nele e recorte.
.De papéis coloridos às crianças e peça-lhes
para cortarem roupinhas para vestirem o bonequinho. O boneco deve ficar
“parecido” com a criança.
. Depois de cortar as roupinhas, passe cola
no boneco e peça às crianças para colarem e desenharem cabelos, olhos, boca e
nariz.
. Momento de montar um mural com todos os
bonecos, escrevendo o nome de cada criança abaixo daquele que ela fez.
. Boliche dos nomes dos alunos.
4ª Oficina: “Cada pessoa tem um nome”.
_ Roda de
conversa:
1º conversar
sobre a oficina e a construção de uma boneca de pano;
_ Hora da história:
_ Momento de questionar sobre a mesma;
_ Hora de deixar os alunos argumentar;
_ Construção da boneca de pano:
Com as crianças
sentadas em círculo, a professora vai contar uma história de recém nascido (inventada
por ela mesma), que fala sobre os cuidados necessários de um bebê e todas as
fases até a idade da turma. Em seguida vamos construir juntos, uma boneca para
representar a todos e escolher um nome para ela. Após pronta a boneca cada
criança levará para casa, uma de cada vez, juntamente com o questionário da
pesquisa. Os pais devem ajudar as crianças nos cuidados com a boneca contando
para elas a sua história e assim respondendo o questionário para a professora
confeccionar um mural com os mesmos e as fotos que os pais vão tirar.
_ Atividade escrita: Pintura de uma boneca
utilizando lápis de pintar.
_ Brincadeiras de roda que fala os nomes das
crianças exemplo: o tatu, festa em Portugal, etc.
5ª OFICINA: O mundo encantado dos nomes.
. Roda de conversa
sobre a oficina e o nome de cada um.
. Momento de
deixar os alunos argumentar;
. Chamada
diária: colocar todos os crachás com os nomes das crianças sobre a mesa ou na
rodinha.
. Em seguida,
fazer a chamada do nome de cada criança.
. O dono do nome
deve pegar a ficha e mostrá-la aos colegas e colocar no cartaz de prega com
ajuda do professor.
. Atividade
árvore do conhecimento:
1º a professora
vai confeccionar uma árvore e colocar fichas com os nomes dos alunos. Depois a
mesma vai entregar uma ficha com a inicial do nome das crianças e elas vão até
a árvore do conhecimento procurar a mesma letra que tem na mão, ou seja, a
primeira letra do seu nome.
.Mural das mãos
dos alunos.
6ª OFICINA: Brincando também aprende o nome
. Roda de
conversa;
. Chamada diária;
. Lista dos
nomes dos alunos e listas de palavras:
1º explorar com
a classe a letra inicial do nome de cada um (na lousa da sala de aula).
2º listar outras
palavras que também iniciam com as letras dos nomes das crianças.
. Atividade:
pedir para cada criança recortar de revistas a letra inicial do seu nome e
colar em um sulfite.
. Bingo dos
nomes das crianças: cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu
nome.
O professor
sorteará as letras dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças
identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja
no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar bingo.
7ª OFICINA: alfabeto significativo e encantado
. Oração;
. Roda de
conversa;
. Chamada
diária;
. Paródia da
música “O alfabeto da garotada”: (anexo 3):
1º passar a
música no papel pardo;
2º cantar e
argumentar sobre a mesma;
3º momento de
deixar os alunos argumentar;
4º momento de
montar o alfabeto com as fotos dos alunos.
5º brincadeiras
de roda que envolva os nomes das crianças – ex: a canoa virou, a casa do tatu,
etc.
6° Modelagem:
modelar a inicial do nome com massinha.
Culminância
Convite aos
pais, autoridades e demais séries para apreciar o desfile.
Desfile das
crianças com a camiseta com sua foto e nome para representar o presente. E, com
a roupa dos pais para representar o futuro.
Entrega da
boneca confeccionada representando as crianças do Jardim II A.
Avaliação
No decorrer do
projeto as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas
do tema trabalhado compartilhando todo o material produzido na sala de aula.
As avaliações serão
realizadas ao longo de todo o processo.
Referências Bibliográficas
Cantando e
Aprendendo. Kelly Claúdia Gonçalves. São Paulo: Rideel, 2008. (Coleção Cantando
e Aprendendo).
Crescer Sabendo
Ser: Maternal. Vânia Moraes Ramos, Maria José H. Ferreira. Belo Horizonte:
FAPI, 2002.
Fofurinha: 3 e 4
anos: volume 1. Solange Valadares, Érika Valadares, 1.ed. Belo Horizonte:
Editora FAPI, 2010.
Música: A canoa virou
A canoa virou
Por deixar ela virar,
Foi por causa do (nome da criança)
Que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar,
Eu tirava o( nome da criança)
Do fundo do mar.
AS
VOGAIS
A-
A- A FAZ A ABELINHA,
E- E- E FAZ A
ESCOVINHA,
I – I- I FAZ O
INDIOZINHO,
O- O- O O ÓCULOS
DA VOVÓ,
U- U- U URSO SE
ESCONDEU...
QUANDO VIU (NOME
DA CRIANÇA) ELE APARECEU!
Boliche com o
nome das crianças
Árvore
do conhecimento
Chamada diária
Atividade
“Mural da Identidade”
Boneca
de pano
Bom dia!Gostei bastante das suas ideias.Dá para ter um "direcionamento" para trabalhar com a minha sala:MGII.Obrigada.
ResponderExcluirEstou encantada, com esse projeto!!!
ResponderExcluirAmei seu blog.
ResponderExcluirAmei esse projeto, vou adapta - lo e aplicar na minha turma.Parabéns pela ideia brilhante.Sou professora do Município de Joca Claudino - PB. ABRAÇOS!DEUS ABENÇOE A TODOS!!! Eva Batista
ResponderExcluirBoa noite!!gostei muito das ideias ,muito obrigado pelo apoio.
ResponderExcluirSensacional..Parabéns.
ResponderExcluirBom dia! Somos estudantes de Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas. Nosso grupo possui 6 integrantes e vamos utilizar este projeto como subsídio para um dos trabalhos de disciplina de estudo. Muito obrigado! Parabéns pelas ideias.
ResponderExcluir???...
ResponderExcluirAmei esse seu projeto parabéns muito riquíssimo
ResponderExcluir