Projeto:  Peixe tem nome! 
Município: Itanhangá                                                  Estado: MT
Escola: Centro de Educação Primeiros
Passos
Crianças e adolescentes envolvidos no
projeto: 14 crianças 
Turma: jardim III “A”.                                                    Turno: matutino 
Educadora: Elizangela Cristina
Bernardes Contreras
Coordenadora pedagógica: Jeane Carla
Kraemer Knorst
 Gestora escolar:  Cleusete Ulsenheimer
2 REGISTROS SOBRE O PROJETO
2.1 - Intenção pedagógica 
Levar as crianças a descobrir os
diferentes tipos de animais, suas características, habitat e utilidades para o
homem.
2.2 - Questão norteadora –
exploratória
Que animais podemos ver neste lugar?
2.3 - Território 
Sítio do pai de uma aluna localizado no
interior do município.
2.4 - Expedição Investigativa: 
A expedição foi realizada
em um sítio do pai da aluna Bruna, no interior do município, lá vimos peixes,
cavalos, bois, vacas, porcos, galinhas, perus, galos e cachorros. Fomos de
ônibus da secretária de educação e a reação das crianças fora de encantamento, pois
muitos nunca tinham visto tantos animais como havia lá. Os peixes eram muitos
grandes.
2.5 - Objetivo geral do projeto:
Reconhecer as principais
características dos animais e a importância dos mesmos para o ser humano e o meio
ambiente, identificando-os no meio em que vive.
2.6 - Índice Inicial (refere se aos
conhecimentos da turma sobre o tema investigado ou seja são os conhecimentos
prévios sobre a abordagem da expedição):
             Ao nos reunirmos para refletir sobre o que
vimos, eles disseram: 
- O peixe nada;
_ Ele vive na água;
_ O peixe come;
_ O peixe tem nome!
 a) Quais as curiosidades dos educandos sobre
  o item ou contexto apresentado? 
 | 
 
 _ Peixe dorme? 
 _ O coração do peixe é grande? 
 _ Como ele respira na água? 
 _ Para que serve os bigodes dos peixes? 
 _ Ele mama? 
 _ O peixe faz coco e xixi? 
 _ O peixe tem mamãe? 
 _ O peixe tem papai? 
 _ O peixe tem irmão? 
 _ Porque o peixe tem escamas? 
 _ Como ele nada? 
 _ Peixe come comida igual nós? 
 _ O peixe pequeno é filhote? 
 _ Podemos colocar qualquer peixe no aquário? 
 | 
 
b)
  Quais as estratégias desenvolvidas para gerar aprendizagem - transformando as
  curiosidades dos educandos em conhecimentos – currículo. 
 | 
 
CURIOSIDADES  DOS EDUCANDOS EM CONHECIMENTO – CURRÍCULO 
17/07/2014
  RODA DE CONVERSA 
Início
  do projeto, tudo começou em julho quando a aluna Bruna relatou sobre sua égua
  Princesa na roda de conversa, os outros alunos ficaram curiosos para conhecer
  os animais do sítio do pai da aluna. Relatei para minha coordenadora e no dia
  seguinte ela marcou passeio no sítio para expedição investigativa. 
24/07/2014
  EXPEDIÇÂO INVESTIGATIVA 
-
  Roda de conversa: para explicar para os alunos sobre o passeio; 
-
  Expedição investigativa, fomos lá os alunos viram vários animais: galinhas,
  galos, porcos, porcas, carneiros, bois, vacas, cachorros, perus, cavalos,
  égua Princesa, pintinhos, gatos, cabritos e os peixes, mas através da minha
  investigação observei que eles gostaram mais dos peixes, fiz uma pesquisa na
  sala de aula a hora que chegamos do sítio, realmente o que chamou a atenção
  deles foram os enormes peixes que tinha no sítio. 
25/07/2014
  Confirmação do tema 
-Roda
  de conversa sobre o passeio no sítio: 
.
  O que vocês viram no sítio? 
-
  Eles só falaram dos peixes, o projeto que tinha de usar como porta de entrada
  o animal cavalo, neste momento eu tive que havia mudado, pois as crianças se
  encantaram com os peixes, durante a conversa as alunas Julia e Bruna
  começaram a discutir, porque a Julia falava que peixe não tinha nome e a
  Bruna falava que tinha sim e citou vários nomes de peixes. 
_
  Bruna dizia:  
_ Tem nome sim! 
 _ Tem o tambaqui, pirarucu e matrinxã! Foi
  deste momento que surgiu o nome do projeto, com aval das crianças o nome
  escolhido foi: “Peixe tem Nome”! 
28/07/2014
  MOMENTO DE MOSTRAR AS FOTOS DA EXPEDIÇÃO 
-
  Conversa sobre a expedição investigativa; 
-
  Momento de mostrar as fotos da expedição investigativa; 
-
  Desenho dirigido sobre as fotos da expedição; 
_
  Atividades de coordenação motora grossa: andar igual os animais, dança das
  cadeiras, circuito e brincadeiras de roda com música que falam do tema do
  projeto. 
29/07/2014
  TRABALHO COM A MÚSICA PEIXE VIVO 
-Roda
  de conversa sobre o projeto; 
-
  chamadinha com a música “A Canoa Virou” e os crachás de barquinho; 
-
  Contagem dos alunos; 
_
  Parquinho; 
-
  Música: PEIXE VIVO: 
 1º passar a música no papel pardo; 
 2º cantar; 
3º
  atividade de pintura e colagem; 
_
  Atividade de coordenação motora no pátio da escola; 
-
  Modelagem; 
-
  Brinquedos. 
01/08/2014
  ATIVIDADE DE DOBRADURA 
-
  Conversa sobre peixes e aquário; 
 - Chamada diária com o rap da garotada,
  inventado pela professora e pelos alunos; 
 - Contagem dos alunos e escrita dos nomes
  dos alunos na lousa; 
-
  Músicas sobre o tema do projeto: a canoa virou, se eu fosse um peixinho,
  peixe vivo, a lavadeira, caranguejo, etc. 
-
  Atividade de pintura e dobradura: pintar o aquário, fazer dobradura de um
  peixe e colar no aquário, depois escrever a palavra peixe na lousa negra e
  destacar a inicial. 
-
  Parquinho; 
-
  Circuito; 
_
  Peças de montar: pedir para os alunos montar um aquário; 
_
  Alinhavo de animais; 
_
  modelagem dirigida: pedir para os alunos modelar animais. 
04/08/2014
  DVD DA SEREIA DO RIO 
-
  Roda de conversa sobre o que vamos fazer no dia; 
-
  Chamada com a música “A Canoa Virou”; 
-
  DVD: A SEREIA do RIO: 
.
  1º passar o filme; 
.2º
  Questionar sobre o mesmo: 
_
  A sereia é peixe? 
_
  Podemos comer ela? 
_
  Ela tem coração? 
_
  A Mônica é amiga da sereia? 
_ Ela tem corpo igual nós? Etc. 
3º
  Atividade de pintura com tinta guache sobre o DVD; 
-
  Brinquedos; 
-
  Atividade de bola no cesto. 
05/08/2014
  HISTÓRIA: A PEQUENA SEREIA, DE MAURÍCIO DE SOUZA 
-
  Conversa sobre a importância de ficar em silêncio no momento da leitura; 
-
  Chamadinha diária cantando à música a canoa virou; 
-
  Leitura: 
.1º
  contar a história a pequena sereia, de Maurício de Souza; 
.2º
  questionar e deixar os alunos argumentar sobre a mesma; 
.3º
  desenho coletivo sobre a leitura; 
-
  Blocos lógicos para os alunos confeccionar peixes; 
-
  Boliche. 
05/08/2014
  MURAL: CARIMBO DAS MÃOS DOS ALUNOS PARA FORMAR UM PEIXE 
-
  Músicas; 
-
  Parquinho; 
-
  Mural para o dia dos pais: carimbo das mãos dos alunos para formar um peixe e
  escrever a frase no mural “ Papai, estou fisgado em você! 
_
  Brincadeiras de roda no pátio da escola; 
07/08/2014
  FILME JOÃO E MARIA 
-
  Roda de conversa sobre pais e sobre a aula que vamos fazer; 
-
  Filme “ João e Maria”: 
 . 1º passar o filme; 
 . 2º momento de questionar: 
 _ Como era o pai de João e Maria? 
 _ Eles tinham mãe? 
_
  No bosque tinha rio com peixes? 
 _ Será que eles pescaram para comer e não
  ficar com fome? 
-
  3º Atividade de pintura sobre o filme. 
-
  4º Pedir para os alunos modelar os peixes que eles imaginaram que tinha lá no
  bosque do filme. 
11/08/2014
  MÚSICA “O CARANGUEJO” 
-
  Chamada diária com a música o rap da garotada e com os crachás; 
-
  Atividade com a música: caranguejo: 
 . 1º passar a música na lousa; 
 . 2º cantar com os alunos e pedir para eles
  fazer gestos da mesma; 
 . 3º momento de deixar os alunos argumentar
  sobre a música; 
 . 4º ilustrar a música. 
-
  Desenho com giz no pátio da escola sobre a mesma música. 
12/08/2014
  CONFECÇÃO DE UM AQUÁRIO COM MASSA DE MODELAR E GEL 
 - Atividade de confecção de um aquário com
  massa de modelar e gel: 
 . 1º conversamos sobre o fundo do mar; 
 . 2º primeiro fazer os peixes de massa de
  modelar; 
.
  3º colocar gel em uma vasilha de vidro, depois os peixes e finalmente o resto
  do gel, com isso tentar representar o fundo do mar para os alunos; 
Obs.:  Durante a atividade da maquete, as crianças
  fizeram muitas perguntas sobre peixe, que eu não sabia responder e nem o
  currículo escolar dava embasamento para sanar a curiosidade de meus alunos.
  Para resolver esta questão chamamos a bióloga Justina. 
15/08/2014
  PALESTRA COM A BIÓLOGA JUSTINA 
-
  Roda de conversa sobre a aula prática da professora Justina; 
-
  Momento de a professora mostrar como é um peixe por dentro; 
-Momento
  de deixar os alunos perguntar suas dúvidas para Justina; 
-
  Desenho coletivo sobre a aula prática; 
-
  Gincana dos animais, meninos x meninas: 
.
  jogo do bambolê: coloca animais para os alunos acertar os mesmos com o
  bambolê; 
.corrida
  do sapo; 
.corrida
  de cachorro; atividades de coordenação motora grossa; 
.
  dança das cadeiras. 
18/08/2014
  HISTÓRIA “ A ESCOLINHA NO FUNDO DO MAR” 
-
  Músicas; 
_
  Chamada com a música “A canoa virou” e os crachás de barquinho; 
-
  Leitura “ A escolinha no fundo do mar”: 
.
  1º contar a história; 
.
  2º deixar os alunos argumentar sobre a mesma; 
.
  3º atividade: os alunos vão pintar uma folha de caderno para representar o
  fundo do mar da história e depois vão carimbar peixes com legumes. 
-
  Brincadeiras de roda com musicas que fala sobre o tema do projeto. 
19/08/2014
  FILME O REINO SUBMARINO 
-
  Chamada diária com a música “A canoa virou”; 
-
  DVD do filme “O reino submarino”: 
 . 1º passar o filme; 
 . 2º questionar: 
 _ Os peixes do filme é igual o peixe que a
  Justina mostrou para nós? 
_
  Eles também tem coração? 
_
  Os peixes do filme têm nadadeiras? 
_
  Eles comem ração? 
_
  Eles têm mamãe igual vocês? Etc. 
-
  Atividade de pintura coletiva: os alunos vão pintar um peixe desenhado em uma
  cartolina, com o objetivo de trabalhar em grupo, as equipes vão ser formadas
  em trio, vou dar uma tinta azul para cada equipe e eles vão ter o direito de
  escolher mais quatro cores sem briga. 
20/08/2014
  MÚSICA “A LAVADEIRA” 
-  Chamada diária cantando o rap da garotada; 
-
  Música “A lavadeira”:  
 . 1º passar a música no papel pardo; 
 . 2º cantar e dançar com os alunos; 
 . 3º deixar os alunos argumentar sobre a
  música; 
 . 4º atividade: ilustrar a música com giz
  molhado. 
-
  Brincadeiras de imitar animais: peixe, cachorro, gato, sapo, passarinho,
  cavalo, etc. 
21/08/2014
  AULA PRÁTICA COM LUPAS, PROCURA DE BICHOS  
-
  Roda de conversa sobre animais que voam, andam, nadam, rastejam e pulam; 
 _ Aula prática: momento de sair no pátio da
  escola para procurar bichos utilizando lupas; 
-
  Atividade: mural de animais que voam, andam, nadam, rastejam e pulam; 
-Músicas
  como: peixe vivo, se eu fosse um peixinho, a canoa virou etc. 
28/08/2014
  VISITA DO ALUNO KAYQUE 
-
  Roda de conversa sobre a visita do Kayque; 
-  Visita do aluno kayque do pré II para
  mostrar seu aquário: 
.1º
  o Kayque vai mostrar o seu aquário; 
.
  2º momento de deixar os alunos ver o aquário 
  , falar como cuida do mesmo e para que serve os caracóis que estão no
  aquário. 
 . 3° desenho dirigido sobre a visita. 
-
  Jogo da argola: colocar animais para os alunos acertar com argolas. 
01/09/2014
  ATIVIDADE DE LISTA DE PEIXES 
-
  Conversa sobre espécies de peixes. 
-
  Lista de nomes de peixe na lousa, destacando a inicial de cada palavra. 
02/09/2014
  PASSEIO NA CHÁCARA DO SEU MANOEL 
_
  Roda de conversa sobre o passeio; 
_
  Passeio na chácara para conhecer os peixes de aquário do seu Manoel; 
-
  Pintura com tinta guache sobre o passeio. 
03/09/2014
  HISTÓRIA “ A VACA QUE BOTOU UM OVO” 
-
  História: “A vaca que botou um ovo”:  
.
  1º contar a história; 
.2°
  questionar: 
_
  A vaca bota ovo? 
_
  Quem bota ovo? 
_
  peixe bota ovo? Etc. 
.3º
  lista de bichos que botam; 
.4º
  atividade de recorte e colagem: recortar animais e colar no caderno; 
-
  Momento de montar o aquário: seu Manuel vai montar para nós o aquário; 
-
  Modelagem sobre o aquário. 
 Obs.: O seu Manoel também vai montar um
  aquário menor com um peixe Betta,  para
  os alunos levar em casa e cuidar dele. 
04/09/14
  HISTÓRIA DE UM PEIXINHO JAPONÊS NA CHINA 
_
  Chamada diária cantando o rap da garotada do jardim III; 
-
  historia um peixinho japonês na China de, Laurent Cardon: 
.
  1° ler a história; 
.
  2º questionar: 
_
  Peixe gosta de ficar no aquário; 
_
  Qual é o lugar dos peixes viverem? Etc. 
3º
  atividade de pintura sobre a história. 
-
  Músicas sobre peixes. 
08/09/2014
  HISTÓRIA: O PEIXE ENCANTADO 
-
  Chamada diária cantando a música lavadeira; 
-.
  1º contar a história; 
 .2º questionar sobre pescaria; 
.
  3º brincar de pescaria: com peixes escritos nome de crianças e os nomes de
  peixes. 
09/09/2014
  HISTÓRIA: SOU A MAIOR COISA QUE HÁ NO MAR 
-
  Roda de conversa sobre o mar e os peixes; 
-
  História: sou a maior coisa que há no mar: 
.
  1º contar a história; 
.
  2º questionar sobre tamanho: pequeno, médio e maior; 
.3º
  medir os alunos e fazer um gráfico do tamanho de cada criança da turma. 
18/09/2014
  BANHO NA LONA 
-
  Roda de conversa sobre a vida dos peixes; 
-
  Banho na lona, para os alunos nadar igual os peixes, ou melhor, vivenciar a
  vida dos peixes; 
-
  Pescaria. 
19/09/2014
  EXPERIÊNCIA DO OVO E CULMINÂNCIA DO PROJETO 
-
  Chamada diária cantando à música a canoa virou; 
-  Experiência com ovo: em um copo colocar
  água normal da torneira e no outro copo colocar água com sal e colocar um ovo
  em cada copo. Observar que no copo que tem água salgada o ovo sobe e no que
  tem água normal o ovo fica no fundo do copo. 
-
  Culminância do projeto: neste momento o pai da aluna  bruna vai fritar filés de peixe e a mãe da
  aluna Ysabela vai ajudar a cozinheira fazer arroz e feijão, também fazer a
  salada. O objetivo é ver se os alunos vão gostar do peixe para agregar no
  cardápio da escola. 
 | 
 
3.
ENVOLVIMENTO COM A COMUNIDADE APRENDIZAGEM
A bióloga Justina, ela
como um membro da comunidade escolar veio dar uma aula prática para os alunos,
nós conseguimos um peixe da espécie pintado, ela abriu o mesmo, depois foi
mostrando para os alunos, eles perguntavam para a Justina suas curiosidades:
ele tem coração? Peixe dorme? Todos os peixes Têm escamas? Peixe faz xixi? Com
a maior paciência ela foi explicando para cada um e no mesmo momento mostrando
como era dentro do peixe, este dia foi muito especial, além dos meus alunos
aprenderem muito sobre a vida dos peixes, eu também sanei minhas dúvidas.
As crianças tiveram a idéia de ter um
aquário em nossa sala de aula, mas isso seria possível? Conseguiríamos cuidar
dos peixes? Sabíamos que o aluno Kayque do pré II, tinha um aquário em casa,
então o convidamos para falar sobre o aquário. No dia seguinte o mesmo veio com
seu aquário e explicou sobre os cuidados que deveríamos ter para cuidar de um
peixe de aquário.
 Cheios de informações de como cuidar de um
peixinho de aquário buscamos parcerias para realizar o desejo da turma,
arrumamos um aquário emprestado e a doação dos peixes ornamentais e da bomba de
oxigênio para o aquário. O senhor Manuel doou os peixes e veio até a escola
para montar o nosso tão sonhado aquário e também nos ensinou cuidar do mesmo.
 Para culminância do projeto, o pai da aluna
Bruna mais uma vez contribuiu com a escola, veio até a escola fritar filés de peixe
para os alunos e também a mãe da aluna Ysabela fez a salada e ajudou a
cozinheira fazer arroz e feijão.
4.1 - Resultados Finais
 Durante o projeto eu fui mediadora do conhecimento,
consegui sanar as dúvidas da turma e o que eu tinha dificuldade consegui
parceiros para sanar as dúvidas dos meus alunos. A turma do jardim III
conseguiu aprender com êxito, porque através das atividades os alunos relataram
que aprenderam o conteúdo, na roda de conversa eles relatam como são os peixes,
quando chegam pais para buscar os alunos eles convidam para falar dos peixes: _
Ele tem nome! _ O peixe come ração! _ Não pode bater no aquário, que os peixes
morrem!
 Durante o projeto podemos observar que os
alunos falavam que não gostava de comer peixe, porque tinha espinhos. Então
decidimos pedir para o pai da aluna Bruna fazer filés de peixe, para que as
crianças pudessem degustá-lo sem o receio de o peixe ter espinho, pode-se
observar através dessa experiência que se futuramente o peixe for incluído no
cardápio escolar a aceitação será de 100%. , como foi no dia da degustação na
escola.
 
Brincando também aprende sim, afirmo isto porque com as brincadeiras planejadas
durante o projeto os alunos da minha turma aprenderam de verdade sobre o tema.
Através deste projeto concluímos que quando trabalhamos em conjunto, unindo o
interesse dos alunos com a necessidade do ensinar e do aprender, oportunizamos
à todos momentos incríveis de descobertas e prazerosos instantes na realização
e participação das atividades. 
 
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
 
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
 
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
 
 
| expedição investigativa | 
| observando os animais | 
| conhecendo a morfologia do peixe | 
| carimbo de peixe com chuchu | 
| conhecendo os peixes ornamentais | 
| peixinho que as crianças se revezam para levar para casa e cuidar | 
| o aquário de nossa sala | 
| pescaria dos nomes | 
Nenhum comentário:
Postar um comentário