sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Projeto: pode comer?






Projeto: Pode comer?


Município: Itanhangá                                            Estado:M.T
Escola: C.E.I Primeiros Passos
Crianças e adolescentes envolvidos no projeto: 14 crianças
Turma: Jardim II “A”                                     Turno:Vespertino
Educador: Marivone Silva do Nascimento
Coordenador pedagógico: Jeane Carla Kraemer Knorst
Gestor escolar: Cleusete Ulsenheimer
         

2 REGISTROS SOBRE O PROJETO

2.1 - Intenção pedagógica
Descobrir a importância das frutas em nossa alimentação

2.2 - Questão norteadora – exploratória
Que frutas nós gostamos de comer?

2.3 - Território
Pátio da escola momento piquenique

2.4 - Expedição Investigativa:
Para iniciar o projeto com o tema cores e frutas, pedi para que os pais mandassem com seu filho uma fruta que este gosta de comer em casa. No outro dia as crianças trouxeram as frutas, ameixas, laranjas, maçãs, mexericas e kiwi. Então fizemos um piquenique para que os educandos experimentassem todas as frutas trazidas de casa.
Levei os alunos para um gramado em uma sombra no pátio da escola e no momento que eu estendi a toalha no chão eles ficaram me olhando como se estivesse
me perguntando. O que é isso? O que está acontecendo?
Todos sentaram em círculo em cima da toalha estendida e com a cesta de frutas ao meio. Entreguei as frutas na mão deles para que eles pegassem, olhassem e cheirassem cada uma delas, sentindo sua textura e aroma. 
Logo após higienizamos as frutas e começamos fazer a degustação de cada uma delas, durante a degustação das frutas apresentava cada uma delas, indagando as crianças sobre o nome da fruta, sua cor e forma.  Quando chegou a vez de cortar o kiwi, o aluno João Gabriel já foi logo avisando que não queria comer, perguntei o porquê e ele me disse que era ruim, insisti para que ele experimentasse mais ele continuava a dizer: - Não quero!
Depois de tanto insistir o aluno João Gabriel comeu o pedaço de kiwi que lhe foi oferecido ele gostou e ainda quis mais um pedaço.
Todos os outros comeram e gostaram não só do kiwi como de todas as outras frutas. Os alunos adoraram o momento diferenciado para o aprendizado, para eles foi algo significativo. comentaram muito em casa a atividade do dia anterior. Pude ver o quanto foi especial, pois no outro dia quando os pais chegavam à escola relatavam que seus filhos haviam comentado com eles sobre o piquenique.

2.5 - Objetivo geral do projeto:
Proporcionar o contato do educando com as frutas de maneira atraente, lúdica e educativa. E assim identificar cores, texturas, estimulando os diferentes órgãos do sentido como tato olfato e paladar.

2.5 - Índice Inicial (refere se aos conhecimentos da turma sobre o tema investigado ou seja são os conhecimentos prévios sobre a abordagem da expedição):

Conversa sobre o que sabiam sobre as frutas.
Conhecem maçã e banana.
Se podiam comer a fruta.
Essa fruta é doce.
Gosto de melancia porque é doce e gostosa.
Não gosto de kiwi é ruim.

 a) Quais as curiosidades dos educandos sobre o item ou contexto apresentado?

Saber o nome das frutas?
Qual a sua cor?
 Pode comer com casca?
No chão suja só a toalha?
Posso morder um pedacinho de cada fruta?
De onde vem as frutas?
Isso é tomate?
Que gosto tem? 
Porque é azedo?
Caqui parece tomate?
Tem sementes?
Precisa lavar?






















b) Quais as estratégias desenvolvidas para gerar aprendizagem - transformando as curiosidades dos educandos em conhecimentos – currículo.

Desenho livre: Utilizamos desenho livre com auxílio de lápis de cor e giz de cera para retratar momentos de aprendizado como na expedição e com essa prática os alunos puderam desenvolver a criatividade, memória e coordenação motora.

Recorte e colagem: Com frutas e imagens, onde as crianças puderam aperfeiçoar sua discriminação visual e habilidades com quantidade, pois ao manusearem cola precisam aprimorar sua força e quantidade de cola a ser usada.

Linguagem oral e escrita: Ao longo do projeto e a todo momento a linguagem oral era a principal ferramenta de aprendizagem, pois para os alunos de 2 anos de idade é na conversa, que as crianças aprendem, já a linguagem escrita foi usada de forma cautelosa porque o meu objetivo era que as crianças aprendessem de forma significativa.

Leitura de histórias infantis: Foram contadas diversas histórias para compor os momentos de estudos, onde com a roda de conversa(que acontecia não apenas nestes momentos) as crianças aprenderam a se expressar, falar e formular perguntas.

Música: Utilizamos a música Rock das frutas para o desenvolvimento oral e auditiva, e também criar condições, para que o aluno possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento.

Carimbo com frutas: Uma das atividades que foram realizadas foi o carimbo com frutas utilizamos a carambola, maçã e a laranja onde as crianças puderam observar seu formato, gosto e por fim a utilizaram como material para carimbo relacionando suas cores. Que neste caso foram as cores amarela, vermelha e laranja. Utilizamos essas atividades para confeccionar o álbum de frutas.

Receitas: foi pedido para as mães que enviasse para a escola junto com seu filho uma receita que contenha frutas no ingrediente. Assim o aluno iria visualizar a escrita e observa outras formas de utilizar as frutas. Com as receitas iremos confeccionar o nosso álbum de receitas contendo o nome de cada um dos alunos.

Receita feita pela mãe: Foi convidada a mãe de um dos alunos para fazer a receita que ele havia trazido para a escola que era bolo de laranja. Os alunos observaram passo a passo como fazer a receita e assim trabalhamos a matemática na quantidade dos ingredientes. Os alunos puderam saborear essa deliciosa receita e saber que as frutas podem ser utilizadas de várias maneiras.

Passeio: Na casa da professora Maria Isabel tem um parreiral de uvas então levamos as crianças para ver como era que nascia a uva que a mamãe compra no mercado. Lá eles degustaram uvas com essa ação as crianças puderam aprimorar o paladar, a percepção visual, o tato e a memória.

Boliche das frutas: Foi confeccionado o boliche das frutas para que os alunos pudessem relacionar o nome das frutas e suas cores podendo assim ser trabalhado a concentração, o tato e a coordenação no momento que é jogado a bola.






























 ENVOLVIMENTO COM A COMUNIDADE APRENDIZAGEM
Colaboração dos familiares no envio das frutas preferidas de seus filhos e receitas que contenham frutas.
Mãe de aluno para fazer uma das receitas.
Técnica em alimentação para falar das vitaminas que as frutas possuem.
Professora Maria Isabel para nos mostrar o seu parreiral

4.1 -Resultados Finais
Antes de iniciar o projeto os alunos rejeitavam algumas frutas, no decorrer do projeto as crianças foram aprimorando o seu paladar e passaram a comer todas as frutas. Agora elas comem com satisfação todas as frutas que lhe são oferecidas. Ampliaram os seus vocabulários, identificam algumas cores, conseguiram melhorar a coordenação motora e descobriram a importância das frutas em nossa alimentação. 

Carimbo com metade da maçã e colagem de folhas e talos de pitanga

pintura com esponja e tinta guache para representar a melancia

com os dedinhos fizeram as sementes da melancia


visita ao supermercado para conhecer mais variedades de frutas

salada de frutas com as frutas que compramos no supermercado

carimbo com tinta guache e carambolas fatiadas

Desenhando as nossas frutas preferidas
construção de um gráfico com nossas frutas preferidas
nosso gráfico
receita de bolo feita por mãe de aluno
tá quase pronto
o bolo está pronto e ficou uma delicia

aproveitando os cajus produzidos em nossa escola






Nenhum comentário:

Postar um comentário