Projeto:
Pode comer?
Município:
Itanhangá                                            Estado:M.T
Escola:
C.E.I Primeiros Passos 
Crianças e adolescentes envolvidos no
projeto: 14 crianças 
Turma: Jardim II “A”                                     Turno:Vespertino
Educador: Marivone Silva do Nascimento
Coordenador pedagógico: Jeane Carla
Kraemer Knorst
Gestor escolar: Cleusete Ulsenheimer
2 REGISTROS SOBRE O PROJETO
2.1
- Intenção pedagógica 
Descobrir
a importância das frutas em nossa alimentação
2.2
- Questão norteadora – exploratória
Que
frutas nós gostamos de comer?
2.3
- Território 
Pátio
da escola momento piquenique
2.4
- Expedição Investigativa:
Para iniciar o projeto com o tema cores e
frutas, pedi para que os pais mandassem com seu filho uma fruta que este gosta
de comer em casa. No outro dia as crianças trouxeram as frutas, ameixas,
laranjas, maçãs, mexericas e kiwi. Então fizemos um piquenique para que os
educandos experimentassem todas as frutas trazidas de casa.
Levei os alunos para um gramado em uma
sombra no pátio da escola e no momento que eu estendi a toalha no chão eles
ficaram me olhando como se estivesse
me perguntando. O
que é isso? O que está acontecendo?
Todos sentaram em
círculo em cima da toalha estendida e com a cesta de frutas ao meio. Entreguei
as frutas na mão deles para que eles pegassem, olhassem e cheirassem cada uma
delas, sentindo sua textura e aroma.  
Logo após higienizamos
as frutas e começamos fazer a degustação de cada uma delas, durante a
degustação das frutas apresentava cada uma delas, indagando as crianças sobre o
nome da fruta, sua cor e forma.  Quando
chegou a vez de cortar o kiwi, o aluno João Gabriel já foi logo avisando que
não queria comer, perguntei o porquê e ele me disse que era ruim, insisti para
que ele experimentasse mais ele continuava a dizer: - Não quero! 
Depois de tanto
insistir o aluno João Gabriel comeu o pedaço de kiwi que lhe foi oferecido ele
gostou e ainda quis mais um pedaço.
Todos os outros
comeram e gostaram não só do kiwi como de todas as outras frutas. Os alunos
adoraram o momento diferenciado para o aprendizado, para eles foi algo
significativo. comentaram muito em casa a atividade do dia anterior. Pude ver o
quanto foi especial, pois no outro dia quando os pais chegavam à escola
relatavam que seus filhos haviam comentado com eles sobre o piquenique.
2.5 - Objetivo geral do projeto:
Proporcionar o contato do educando com
as frutas de maneira atraente, lúdica e educativa. E assim identificar cores,
texturas, estimulando os diferentes órgãos do sentido como tato olfato e
paladar.
2.5 - Índice Inicial (refere se aos
conhecimentos da turma sobre o tema investigado ou seja são os conhecimentos
prévios sobre a abordagem da expedição):
Conversa sobre o que sabiam sobre as
frutas.
Conhecem maçã e banana.
Se podiam comer a fruta.
Essa
fruta é doce.
Gosto
de melancia porque é doce e gostosa.
Não
gosto de kiwi é ruim.
 a) Quais as curiosidades dos educandos sobre
  o item ou contexto apresentado? 
 | 
 
Saber
  o nome das frutas? 
Qual
  a sua cor? 
 Pode comer com casca? 
No
  chão suja só a toalha? 
Posso
  morder um pedacinho de cada fruta? 
De
  onde vem as frutas? 
Isso
  é tomate?  
Que
  gosto tem?   
Porque
  é azedo? 
Caqui
  parece tomate? 
Tem
  sementes? 
Precisa
  lavar? 
 | 
 
b) Quais as estratégias desenvolvidas para gerar
  aprendizagem - transformando as curiosidades dos educandos em conhecimentos –
  currículo. 
 | 
 
Desenho livre: Utilizamos desenho livre com
  auxílio de lápis de cor e giz de cera para retratar momentos de aprendizado
  como na expedição e com essa prática os alunos puderam desenvolver a
  criatividade, memória e coordenação motora. 
Recorte e colagem: Com frutas e imagens,
  onde as crianças puderam aperfeiçoar sua discriminação visual e habilidades
  com quantidade, pois ao manusearem cola precisam aprimorar sua força e
  quantidade de cola a ser usada. 
Linguagem oral e escrita: Ao longo do
  projeto e a todo momento a linguagem oral era a principal ferramenta de
  aprendizagem, pois para os alunos de 2 anos de idade é na conversa, que as
  crianças aprendem, já a linguagem escrita foi usada de forma cautelosa porque
  o meu objetivo era que as crianças aprendessem de forma significativa. 
Leitura de histórias infantis: Foram
  contadas diversas histórias para compor os momentos de estudos, onde com a
  roda de conversa(que acontecia não apenas nestes momentos) as crianças
  aprenderam a se expressar, falar e formular perguntas. 
Música: Utilizamos a música Rock das frutas
  para o desenvolvimento oral e auditiva, e também criar condições, para que o
  aluno possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento. 
Carimbo com frutas: Uma das atividades que
  foram realizadas foi o carimbo com frutas utilizamos a carambola, maçã e a
  laranja onde as crianças puderam observar seu formato, gosto e por fim a
  utilizaram como material para carimbo relacionando suas cores. Que neste caso
  foram as cores amarela, vermelha e laranja. Utilizamos essas atividades para
  confeccionar o álbum de frutas.  
Receitas:
  foi pedido para as mães que enviasse para a escola junto com seu filho uma
  receita que contenha frutas no ingrediente. Assim o aluno iria visualizar a
  escrita e observa outras formas de utilizar as frutas. Com as receitas iremos
  confeccionar o nosso álbum de receitas contendo o nome de cada um dos alunos. 
Receita
  feita pela mãe: Foi convidada a mãe de um dos alunos para fazer a receita que
  ele havia trazido para a escola que era bolo de laranja. Os alunos observaram
  passo a passo como fazer a receita e assim trabalhamos a matemática na
  quantidade dos ingredientes. Os alunos puderam saborear essa deliciosa
  receita e saber que as frutas podem ser utilizadas de várias maneiras. 
Passeio:
  Na casa da professora Maria Isabel tem um parreiral de uvas então levamos as
  crianças para ver como era que nascia a uva que a mamãe compra no mercado. Lá
  eles degustaram uvas com essa ação as crianças puderam aprimorar o paladar, a
  percepção visual, o tato e a memória. 
Boliche
  das frutas: Foi confeccionado o boliche das frutas para que os alunos
  pudessem relacionar o nome das frutas e suas cores podendo assim ser
  trabalhado a concentração, o tato e a coordenação no momento que é jogado a
  bola. 
 | 
 
 ENVOLVIMENTO COM A
COMUNIDADE APRENDIZAGEM 
Colaboração dos familiares no envio
das frutas preferidas de seus filhos e receitas que contenham frutas.
Mãe de aluno para fazer uma das
receitas.
Técnica em alimentação para falar das
vitaminas que as frutas possuem. 
Professora
Maria Isabel para nos mostrar o seu parreiral 
4.1
-Resultados Finais
Antes de iniciar o projeto os alunos
rejeitavam algumas frutas, no decorrer do projeto as crianças foram aprimorando
o seu paladar e passaram a comer todas as frutas. Agora elas comem com
satisfação todas as frutas que lhe são oferecidas. Ampliaram os seus
vocabulários, identificam algumas cores, conseguiram melhorar a coordenação
motora e descobriram a importância das frutas em nossa alimentação. 
| Carimbo com metade da maçã e colagem de folhas e talos de pitanga | 
| pintura com esponja e tinta guache para representar a melancia | 
| com os dedinhos fizeram as sementes da melancia | 
| visita ao supermercado para conhecer mais variedades de frutas | 
| salada de frutas com as frutas que compramos no supermercado | 
| carimbo com tinta guache e carambolas fatiadas | 
| Desenhando as nossas frutas preferidas | 
| construção de um gráfico com nossas frutas preferidas | 
| nosso gráfico | 
| receita de bolo feita por mãe de aluno | 
| tá quase pronto | 
| o bolo está pronto e ficou uma delicia | 
| aproveitando os cajus produzidos em nossa escola | 
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